Skip to main content
A medicina integrativa como grande aliada na ativação do Sistema Endocanabinoide
blog

O tratamento com medicamentos à base de Cannabis sativa na Medicina Integrativa abrange o amplo conceito da Endocanabinologia, ciência que estuda o Sistema Endocanabinoide (SEC), um sistema fisiológico nosso organismo que controla diversas funções das células em direção a homeostase (equilíbrio) através da liberação dos endocanabinoides.

O endocanabinoide mais estudado é a Anandamida, que recebeu esse nome pois “Ananda”, em sânscrito, significa bem-estar / bem-aventurança. Esse sistema vem para nos mostrar mais uma vez que corpo tem todas as ferramentas necessárias para se manter em equilíbrio e para fazer seus processos de regeneração quando necessário.

Apenas precisamos cultivar hábitos como sono, alimentação e atividade física favoráveis ao funcionamento do SEC e outros sistemas com função de modular energia no corpo e na mente:


-SONO regular com redução de estímulos sensoriais
O sono irregular é um fator de estresse crônico para o organismo, sendo o desequilíbrio do ciclo sono-vigília um grande fator de alteração do eixo do cortisol (hormônio da resposta ao estresse) gerando uma inflamação crônica de baixo grau. Pesquisas mostram que o aumento da concentração de cortisol, leva à uma diminuição da concentração de Anandamida em áreas do cérebro responsáveis pelo controle do nosso humor e retenção de memória, aumentando risco de doenças psiquiátricas ou neurológicas.
Orientações para correta liberação hormonal:
Reduzir contato com telas e trocar luzes brancas por luzes amarelas a partir das 19h
Dormir até às 22h
Despertar entre 6h-7h

-ALIMENTAÇÃO saudável rica em gorduras boas
Os alimentos são as únicas fontes de ácidos graxos como Omega 3 e Omega 6, ambos são gorduras polissaturadas que compõe diversas funções em nossas células. As pesquisas mostram que o Omega 3 e Omega 6 fazem parte da síntese dos endocanabinoides, e são extremamente importantes para ativação do SEC e modulação das funções das sinapses.

A indústria alimentícia promoveu uma redução do consumo de gorduras saudáveis como os ômegas e aumento do consumo de gorduras como gordura trans que está contida em todos os produtos industrializados.
As recomendações alimentares devem ser sempre individualizadas, visto que, cada organismo tem sem próprio metabolismo e digestão. Mas existe uma orientação comum: não consumir industrializados na rotina.


-ATIVIDADE FÍSICA constante e atividades em ambientes agradáveis
Há muito tempo sabemos que o sedentarismo é fator de risco para diversas doenças físicas e mentais, e que a prática de exercícios modula disposição e humor. As pesquisas estão investigando a euforia e sensação de bem-estar produzida pela atividade física com a liberação dos endocanabinoides. Em um estudo de 2003, foi encontrado aumento de Anandamida no sangue dos participantes após atividade física moderada (45min em esteira). Outro estudo de 2018 demonstra aumento de Anandamida e outros endocanabinoides em atividades que geram prazer como cantar e dançar, em espaços coletivos.

Pesquisas estão demonstrando que o cultivo desses bons hábitos, auxiliam no correto funcionamento do SEC, promovendo um estado de saúde integral do corpo físico e do corpo mental, reduzindo incidência de doenças crônicas. Porém, observamos que uma lógica produtivista e distanciada dos ciclos naturais da vida dificulta o seguimento dessas orientações. Há emergência de mudança. A transformação é individual, mas também estrutural.